​​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, afirmou nesta quinta-feira (16) que o investimento em capital humano é fundamental para promover maior eficiência e modernização no Poder Judiciário e em todo o setor público.

A declaração foi feita durante a abertura do III Fórum Aprimore – Mudanças e Reflexões. Realizado pelo STJ de forma semipresencial, o evento de dois dias está sendo transmitido ao vivo pelo canal da corte superior no YouTube. A programação tem como objetivo promover o debate entre organizações sobre os modelos de gestão por competências.

Segundo o ministro Humberto Martins, o sucesso das instituições depende de um ambiente participativo e motivador, voltado para o aperfeiçoamento constante e a inovação.

“Conclui-se que as organizações são dependentes da motivação, do comprometimento e da capacidade das pessoas de se mobilizarem em busca de resultados. E elas se responsabilizam por apoiar o desenvolvimento dessas pessoas”, assinalou.​​​​​​​​​

Na abertura do III Fórum Aprimore, o ministro Humberto Martins afirmou que o sucesso das instituições depende de um ambiente participativo e motivador.

Em seu discurso, o presidente do STJ classificou o corpo funcional como o “principal ativo” do tribunal e destacou uma série de iniciativas de gestão de pessoas em curso na atual administração, como o aprimoramento da política de teletrabalho, a modernização do Centro de Formação e Gestão Judiciária (Cefor) e o Projeto Empatia.

Tema​​​s discutidos

O dia inaugural do fórum conta com quatro painéis. Inicialmente, são três palestras na programação: “Por que ainda falamos em gestão por competências?”, ministrada pelo doutor em administração Francisco Coelho; “O uso das competências nos diferentes subsistemas de gestão de pessoas”, com a consultora Lana Montezano; e “Flex work: o lugar das competências no home office“, a cargo do doutor em psicologia Thiago Costa.

O encerramento das atividades desta quinta ocorrerá com o debate “É tempo de retornar: opções e ações”, entre o chefe da Seção de Assistência Psicossocial, Fábio Angelim, e a secretária de Gestão de Pessoas do STJ, Solange da Costa Rossi. A mediação será da chefe da Seção de Gestão de Desempenho e Carreira do tribunal, Dalila Taís Miguel de Souza.

Nesta sexta (17), o encontro começa às 9h, com a apresentação das experiências trazidas pelas organizações e com um bate-papo sobre benchmarking. Às 14h, ocorrerá o debate “Mentalidade digital: agilização da prestação de serviço, humanização e o papel das competências”, entre Matheus Belin, consultor em inteligência e tecnologia da IntelTech, e o doutor em administração Antonio Isidro. Em seguida, Belin ministrará a palestra “Ciência de dados: uso de dados para a tomada de decisão na gestão de pessoas”.

O último debate do evento abordará o tema “LGPD – perguntas e respostas sobre gestão de pessoas”, entre o advogado e professor Frank Ned e Matheus Belin. A cerimônia de encerramento está programada para as 18h.​

Este artigo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte

Rolar para cima
CONSULTA ADVOGADO
Consulte um advogado agora !
CONSULTE UM ADVOGADO AGORA!