Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte
Até 2100, mais de 40% da população brasileira serão idosos. A estimativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A expectativa de vida tem aumentado e, junto com o envelhecimento da população vêm desafios.
O Repórter Justiça desta semana fala sobre o atendimento domiciliar, também chamado de home care. É o tratamento do paciente no conforto de casa, com uma equipe multidisciplinar de saúde. A assistência depende da necessidade do paciente. Pode contar com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, técnico de enfermagem ou enfermeiro, por exemplo. Para definir o tipo de cuidado, os médicos se baseiam em uma tabela de avaliação.
O programa mostra que, no ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 60 mil pacientes em home care por mês. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em janeiro deste ano foram realizados mais de 431 mil atendimentos.
O repórter Leonardo Ferreira acompanhou de perto a rotina de um menino de dez anos, no Distrito Federal. Ele não fala, não anda e se alimenta por sonda. O home care é sinônimo de segurança e qualidade de vida para a família.
Já a repórter Renata Teodoro conta a história de pessoas que tiveram dificuldade para ter acesso ao serviço. Você também vai conhecer como é feita a capacitação para o trabalho de cuidador.
Não perca!
Rádio e TV Justiça{authorlink}