Os ministros aposentados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Edson Vidigal e Barros Monteiro são os convidados da nova edição do programa Entender Direito, que traz como tema a criação e as competências do STJ.
Edson Vidigal atuou no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), com ingresso no STJ desde a instalação da corte, em abril de 1989. Foi presidente do tribunal no biênio 2004-2006. Barros Monteiro ingressou no STJ em maio de 1989 e também exerceu o cargo de presidente, no biênio 2006-2008.
Na conversa com os jornalistas Thiago Gomide e Fátima Uchôa, os magistrados partem do contexto histórico de criação do STJ – com a Constituição Federal de 1988 -, adentram nas competências reservadas ao Tribunal da Cidadania pela Carta Maior e também destacam a importância dos julgamentos sob o rito dos recursos especiais repetitivos para uma Justiça mais célere e eficiente.
O programa Entender Direito pode ser conferido no canal do STJ no YouTube e na versão podcast nas principais plataformas de áudio.
Na TV Justiça, o programa vai ao ar às quartas-feiras, às 10h, com reprises no sábado, às 14h, e às terças-feiras, às 22h; e na Rádio Justiça é possível acompanhar as entrevistas aos sábados, às 7h, com reprise no domingo, às 23h
Este artigo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte