Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte
A Constituição de 1988 e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT obrigam o Estado a consultar a posição dos povos originários em decisões capazes de afetar suas vidas, seus bens e direitos.
A intenção é proteger e dar voz às comunidades tradicionais diretamente afetadas. Sobre o tema, o Iluminuras desta semana recebe a professora Liana Amin Lima da Silva, uma das coordenadoras do livro “Tribunais Brasileiros e o Direito à Consulta Prévia, Livre e Informada”. Ela é professora da Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, e coordenadora do Observatório de Protocolos Comunitários de Consulta Prévia, Livre e Informada – núcleo de pesquisa vinculado à instituição de ensino.
Ao longo de 320 páginas, o livro reúne artigos de lideranças de comunidades tradicionais, advogados, militantes da luta socioambiental e pesquisadores. A partir de um amplo levantamento, os autores analisaram decisões relacionadas à consulta prévia de Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Ao longo da conversa com a jornalista Rafaela Vivas, Liana destaca a importância do debate sobre o tema, sobretudo com a proximidade da CPO-30, a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas que desembarca pela primeira vez no Brasil em 2025. “É essencial levar essa discussão estratégica, garantindo o cumprimento da Convenção 169 da OIT e da nossa Constituição, priorizando a proteção dos territórios e biomas frente às vulnerabilidades climáticas”, destacou Liana.
Rádio e TV Justiçahttps://www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=UC0qlZ5jxxueKNzUERcrllNw
Sobre o nosso Blog!
Nossa missão é tornar o direito acessível e compreensível para todos. Aqui, você encontrará uma coleção de vídeos jurídicos informativos, criados para esclarecer conceitos legais, responder a perguntas comuns e fornecer orientações práticas sobre questões jurídicas relevantes para o dia a dia.
Nosso objetivo é empoderar a sociedade com conhecimento, ajudando você a entender melhor seus direitos e deveres. Seja você um estudante de direito, um profissional da área ou alguém curioso sobre o mundo jurídico, os vídeos selecionados são projetados para serem claros, objetivos e didáticos.
Acompanhe-nos para se manter informado sobre temas importantes, receber dicas úteis e aprofundar seus conhecimentos jurídicos de maneira simples e direta. Explore o conteúdo e faça parte desta jornada para uma sociedade mais bem informada e juridicamente consciente!