O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, recebeu nesta quinta-feira (18), em cerimônia virtual, a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Francisco Peçanha Martins, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
A entrega foi feita durante a terceira edição do Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), pelo presidente da entidade, o desembargador Jatahy Júnior, também presidente do TRE-BA.
O ministro Humberto Martins agradeceu a comenda e declarou que guarda uma relação muito próxima com o estado – “A Bahia que me adotou como cidadão honorário, por iniciativa unânime da Assembleia Legislativa; a Bahia que faz parte da minha família, a Bahia dos carnavais, do descobrimento”.
Ao receber a medalha, ele afirmou que mantém o seu compromisso republicano com a Bahia e com todos que fazem parte do Judiciário, “respeitando sempre o Estado Democrático de Direito e a Constituição, na busca de um país mais igual e solidário”.
Martins manifestou voto de confiança nas pessoas e nas instituições, e disse que, “com a ajuda de Deus e o empenho de todos”, o país vencerá a pandemia da Covid-19.
Homenageados
Na ocasião, os ministros do STJ Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas foram agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto.
O evento teve a participação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que destacou a atuação da Justiça Eleitoral durante a pandemia, em especial na realização exitosa das eleições municipais de 2020.
Ele comentou o momento delicado que o Brasil atravessa por causa da crise sanitária, afirmando sua esperança de que o país vai superá-la com foco na ciência e nas recomendações médicas, sem politizações desnecessárias.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Nunes Marques participaram do evento e também foram homenageados.
Este artigo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte