Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte
“Foi o pior momento da minha vida. Chegou ao ponto de eu querer me suicidar. Acho que essa perseguição contra mim tá acontecendo pelo fato de eu ser negro, morador de comunidade, né? Pobre.”
.
O depoimento acima é real, de um homem negro, preso injustamente com base apenas em uma fotografia incluída no álbum de suspeitos de uma delegacia. Esse e outros relatos estão presentes no podcast Contando Causas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em nova série intitulada Preto, Pobre e da Periferia: as prisões injustas com base em reconhecimento fotográfico falho. A data escolhida para a divulgação do material marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
.
Em quatro episódios relacionados ao estigma dos “3 Ps” (preto, pobre e da periferia), a jornalista Fátima Uchôa traz histórias de pessoas presas injustamente a partir de falhas no reconhecimento fotográfico ligadas ao racismo estrutural, além de repercutir o problema com representantes dos diferentes atores do sistema de justiça criminal.
Superior Tribunal de Justiça (STJ)https://www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=UCfO_b7sApXI23VnsljvSAJg
Sobre o nosso Blog!
Nossa missão é tornar o direito acessível e compreensível para todos. Aqui, você encontrará uma coleção de vídeos jurídicos informativos, criados para esclarecer conceitos legais, responder a perguntas comuns e fornecer orientações práticas sobre questões jurídicas relevantes para o dia a dia.
Nosso objetivo é empoderar a sociedade com conhecimento, ajudando você a entender melhor seus direitos e deveres. Seja você um estudante de direito, um profissional da área ou alguém curioso sobre o mundo jurídico, os vídeos selecionados são projetados para serem claros, objetivos e didáticos.
Acompanhe-nos para se manter informado sobre temas importantes, receber dicas úteis e aprofundar seus conhecimentos jurídicos de maneira simples e direta. Explore o conteúdo e faça parte desta jornada para uma sociedade mais bem informada e juridicamente consciente!