Este vídeo foi publicado primeiro em outro site. Vá para a fonte

Falhas no processo de reconhecimento de pessoas suspeitas realizado, exclusivamente, pelo uso de fotografias é tema da mais nova reportagem especial produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Coordenadoria de TV e Rádio (CRTV).
.
A matéria destaca o caso de um homem preso injustamente por doze anos e aborda os aspectos jurídicos e sociais de condenações indevidas a partir do recente entendimento firmado pela corte. Para o STJ, o reconhecimento fotográfico precisa seguir as diretrizes previstas no artigo 226 do Código de Processo Penal (CPP) e deve ser visto apenas como etapa antecedente do reconhecimento presencial, não podendo servir como prova em ação penal, ainda que confirmado em juízo. Com esse direcionamento, os julgados do Tribunal da Cidadania visam garantir que o reconhecimento de pessoas seja baseado em características específicas do suspeito, e não em preconceitos ou influências externas.
.
Ficha técnica:
Produção: Janaína Figueiredo
Reportagem: Liamara Mendes
Edição de texto: Mariana Bontempo
Edição de imagens: Pedro Lucas
Videografismo: Robson Medeiros
Revisão de texto: Jeane Magalhães
Repórteres cinematográficos: Paulo de Melo e Gabriel Cunha
Auxiliares: Wellington Perera e Wellington Lima

Superior Tribunal de Justiça (STJ)https://www.youtube.com/feeds/videos.xml?channel_id=UCfO_b7sApXI23VnsljvSAJg

Sobre o nosso Blog!

Nossa missão é tornar o direito acessível e compreensível para todos. Aqui, você encontrará uma coleção de vídeos jurídicos informativos, criados para esclarecer conceitos legais, responder a perguntas comuns e fornecer orientações práticas sobre questões jurídicas relevantes para o dia a dia.

Nosso objetivo é empoderar a sociedade com conhecimento, ajudando você a entender melhor seus direitos e deveres. Seja você um estudante de direito, um profissional da área ou alguém curioso sobre o mundo jurídico, os vídeos selecionados são projetados para serem claros, objetivos e didáticos.

Acompanhe-nos para se manter informado sobre temas importantes, receber dicas úteis e aprofundar seus conhecimentos jurídicos de maneira simples e direta. Explore o conteúdo e faça parte desta jornada para uma sociedade mais bem informada e juridicamente consciente!

Rolar para cima
CONSULTA ADVOGADO
Consulte um advogado agora !
CONSULTE UM ADVOGADO AGORA!